Conforme colocações do autor do artigo "Formação do Conhecimento Coletivo: O Papel do Professor em Tempos de Web Arte e Copyleft" conclue-se que os recursos virtuais como componente de cursos presenciais tornam-se fundamentais a modelagem dos cursos, definindo os objetos de aprendizagem, os quais seriam representados por qualquer entidade, digital ou não, podendo ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem. Aos desafios apresentados pela conjuntura atual, o professor só poderá responder se tiver desenvoltura no uso de instrumentos de informática, na leitura e na confecção de textos hipermediáticos, na abordagem de temas interdisciplinares e, portanto, se reivindicar meios de dispor de tempo regular para sua formação continuada. Cabe assim a escola buscar meios para discernir o seu papel enquanto pólo de referência de formação, organização e disseminação do conhecimento, não com a disposição somente de usufruir as novas tecnologias, mas, também, de se remodelar administrativa e pedagogicamente, quando necessário for, enfrentando os novos desafios que tem atualmente.
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